
Quantas pessoas que você conhece já não disseram isso?
O
e-commerce, comumente conhecido como o “comprar pela Internet”, já existe há dez anos no Brasil.
Existem alguns sites especializados onde se pode encontrar a mais variada gama de produtos, desde livros e cd’s até
capas de chuva para cachorro .
Muitas pessoas já são consideradas fanáticas pelo e-commerce, outras – a grande maioria – ainda têm certa restrição ao uso da Internet para fazer suas compras, como revela uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de opinião pública e estatística –
Ibope. Segundo a
pesquisa, 70% das pessoas ouvidas nunca experimentaram o canal virtual para adquirir algum tipo de produto.
Só não compra quem não quer!Qualquer um pode comprar pela Internet. Mesmo quem não tem cartão de crédito pode encomendar seu produto e pagá-lo por meio de um boleto bancário ou débito em conta.
Algumas pessoas têm receio de comprar pela rede. Umas por medo de disponibilizar o número do cartão de crédito. Outras se preocupam se o produto escolhido vai chegar.
A estudante de jornalismo, Juliana Athanasio faz suas compras pela rede, mas sempre com certo receio.
"Eu compro pela Internet, mas sempre com insegurança porque tenho que dar o número do cartão de crédito. Além disso tenho medo que a compra não chegue. Na Internet existe uma variedade muito grande de produtos e marcas que às vezes não encontro nas lojas tradicionais", diz.
Outras pessoas têm duvidas quanto ao que fazer caso o produto comprado chegue até suas mãos com defeito. Normalmente as empresas divulgam em seus sites como proceder em caso de
trocas. Mas será que tudo que eles garantem realmente acontece?
O estudante de Informática, Thiago Garcia já se perguntou algumas vezes se seu produto chegaria ao destino são e salvo.
“Sempre existe a preocupação da hora da troca. Apesar de garantirem, sempre fica a dúvida. Trocar produtos pela Internet é diferente do que nas lojas, porque não se tem o funcionário que vendeu o produto ou alguém para argumentar”, conta.
As lojas virtuais fazem realmente de tudo para fidelizar seus clientes, em sua maioria inconstantes. Com apenas um clique, o comprador pode escolher o produto e com mais um a embalagem para presenteá-lo. Além disso, muitos sites se utilizam de promoções, como não cobrar o frete para alguns tipos de produtos, por exemplo. Tudo isso serve como atrativo para as pessoas, já que na Internet não existem vendedores para convencer a clientela.
É pra comprar ou pesquisar?Existe ainda um grupo de pessoas que apensas utilizam a Internet para pesquisar os preços antes de efetuar a compra em lojas tradicionais. Ou seja, utilizam a rede apenas para comparar os preços e pesquisar sobre determinados produtos e marcas.
Algumas lojas – ditas tradicionais – já criaram também seus espaços virtuais, onde seu cliente fiel pode pesquisar a respeito de produtos e depois ir até a loja para adquiri-los.
E voce? O que acha sobre o
e-commerce?