20.9.05

“Eu compro pela Internet!”


Quantas pessoas que você conhece já não disseram isso?
O e-commerce, comumente conhecido como o “comprar pela Internet”, já existe há dez anos no Brasil.

Existem alguns sites especializados onde se pode encontrar a mais variada gama de produtos, desde livros e cd’s até capas de chuva para cachorro .

Muitas pessoas já são consideradas fanáticas pelo e-commerce, outras – a grande maioria – ainda têm certa restrição ao uso da Internet para fazer suas compras, como revela uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de opinião pública e estatística – Ibope. Segundo a pesquisa, 70% das pessoas ouvidas nunca experimentaram o canal virtual para adquirir algum tipo de produto.

Só não compra quem não quer!

Qualquer um pode comprar pela Internet. Mesmo quem não tem cartão de crédito pode encomendar seu produto e pagá-lo por meio de um boleto bancário ou débito em conta.

Algumas pessoas têm receio de comprar pela rede. Umas por medo de disponibilizar o número do cartão de crédito. Outras se preocupam se o produto escolhido vai chegar.

A estudante de jornalismo, Juliana Athanasio faz suas compras pela rede, mas sempre com certo receio.
"Eu compro pela Internet, mas sempre com insegurança porque tenho que dar o número do cartão de crédito. Além disso tenho medo que a compra não chegue. Na Internet existe uma variedade muito grande de produtos e marcas que às vezes não encontro nas lojas tradicionais", diz.
Outras pessoas têm duvidas quanto ao que fazer caso o produto comprado chegue até suas mãos com defeito. Normalmente as empresas divulgam em seus sites como proceder em caso de trocas. Mas será que tudo que eles garantem realmente acontece?

O estudante de Informática, Thiago Garcia já se perguntou algumas vezes se seu produto chegaria ao destino são e salvo.
“Sempre existe a preocupação da hora da troca. Apesar de garantirem, sempre fica a dúvida. Trocar produtos pela Internet é diferente do que nas lojas, porque não se tem o funcionário que vendeu o produto ou alguém para argumentar”, conta.
As lojas virtuais fazem realmente de tudo para fidelizar seus clientes, em sua maioria inconstantes. Com apenas um clique, o comprador pode escolher o produto e com mais um a embalagem para presenteá-lo. Além disso, muitos sites se utilizam de promoções, como não cobrar o frete para alguns tipos de produtos, por exemplo. Tudo isso serve como atrativo para as pessoas, já que na Internet não existem vendedores para convencer a clientela.


É pra comprar ou pesquisar?

Existe ainda um grupo de pessoas que apensas utilizam a Internet para pesquisar os preços antes de efetuar a compra em lojas tradicionais. Ou seja, utilizam a rede apenas para comparar os preços e pesquisar sobre determinados produtos e marcas.
Algumas lojas – ditas tradicionais – já criaram também seus espaços virtuais, onde seu cliente fiel pode pesquisar a respeito de produtos e depois ir até a loja para adquiri-los.

E voce? O que acha sobre o e-commerce?

2 Comments:

Blogger Renata Tissot said...

Você costuma comprar pela Internet? Com que frequência?
O que você costuma comprar?

20/9/05 19:20

 
Anonymous Anonymous said...

olá uma boa idéia de loja pra comprar é www.realcasashop.com.br

6/6/08 23:02

 

Post a Comment

<< Home